NOBREAK

[su_accordion][su_spoiler title=”O QUE É NOBREAK?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados sem interrupção, durante a falta de energia primária,subtensão, sobretensão ou transientes. Isto é possível pela utilização de baterias, que podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração do nobreak e da carga que podem ser de baixa, média e alta potência.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”DEVE-SE UTILIZAR O ‘PINO TERRA’ DA TOMADA DO NOBREAK?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Deve-se utilizar o “pino terra” da tomada do nobreak?
Embora muitas instalações elétricas residenciais e de escritório não possuem a instalação de “terra”, aconselhamos, sempre que possível, a instalação de tomada com aterramento adequado, para um seguro funcionamento do equipamento.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”COMO SABER A POTÊNCIA DO NOBREAK?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]A potência nominal do nobreak é expressa em VA e está indicada na etiqueta de identificação do nobreak, situada na parte traseira do equipamento.[/su_spoiler][su_spoiler title=”OS NOBREAKs POSSUEM TRANSFORMADORES?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Sim. Todos possuem transformadores que podem ser do tipo AUTOTRANSFORMADOR ou TRANSFORMADOR ISOLADOR.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”QUANDO PRECISO FAZER TESTE DE AUTONOMIA NO NOBREAK?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É recomendável que seja feito um teste de autonomia pelo menos uma vez a cada 3 meses, se a rede elétrica for estável (não houver quedas constantes). O teste deve ser feito quando o LED BATERIA ou NORMAL estiver aceso direto. Se o tempo de autonomia do nobreak não foi satisfatório é necessário encaminhá-lo para uma assistência técnica para avaliação do circuito do carregador e das baterias.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O NOBREAK PODE FICAR LIGADO 24 HORAS POR DIA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Sim. Mas caso os equipamentos conectados às suas tomadas de saída não estejam ligados, recomenda-se desligar também o nobreak, para que não fique ligado desnecessariamente.[/su_spoiler][su_spoiler title=”SE O NOBREAK FOR CONECTADO EM TENSÃO DE ENTRADA ERRADA PODE QUEIMAR?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]A maioria dos nobreaks são bivolt automáticos, além disso contam com proteção de sobre tensão, mesmo os que são bivolt selecionáveis através de chave seletora, se ligados em tensão incorreta não sofrem dano algum.[/su_spoiler][su_spoiler title=”MEU NOBREAK NÃO LIGA O QUE FAÇO?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]1. Certifique-se que apertou o botão frontal do equipamento;
2. Ligue o nobreak na rede elétrica;
3. Verifique se o fusível não está rompido;
4. Certifique-se que o nobreak não ficou desligado da rede elétrica por mais de 120 dias;
Se não funcionar entre em contato com o suporte técnico[/su_spoiler][su_spoiler title=”O NOBREAK LIGA MAS NÃO ALIMENTA A CARGA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Antes de entrar em contato com o suporte técnico certifique-se que:
• O nobreak liga e que reconheceu a rede elétrica;
• O nobreak não está indicando bateria descarregada.
• O cabo de força da carga está firmemente conectado na tomada de saída do nobreak;
• A tensão de saída do nobreak (120 V ou 220 V) é compatível com a tensão de alimentação da carga.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”COMO PRESERVAR UM NOBREAK SEM USO POR UM LONGO PERÍODO?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

NENHUM equipamento eletrônico deve ser deixado guardado, sem uso, por longos períodos, inclusive os nobreaks.
Alguns componentes internos de seu circuito (capacitores, por exemplo) poderão apresentar problemas.
Do mesmo modo, baterias sem uso deverão ser carregadas periodicamente. Certamente você perderá as baterias guardadas por longo tempo, sem uso.

Se você possui um No-Break que ficará sem uso por longo período, desconectado da tomada indico:
Conecte o nobreak na tomada e realize uma carga completa da bateria (aproximadamente 24 horas) a cada 2 ou 3 meses. Esta é uma recomendação do fabricante.

Com este procedimento você garantirá a carga completa das baterias e a alimentação de seus circuitos internos.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É AUTONOMIA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Autonomia de um Nobreak é o tempo que a bateria do mesmo consegue fornecer energia para a carga depois da ausência da rede elétrica.[/su_spoiler][su_spoiler title=”QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOBREAK E ESTABILIZADOR?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

Estabilizador: O principal propósito do estabilizador é manter a tensão dos aparelhos conectados a ele. Ele mantém a rede de energia entre 110v e 220v, isso protege a vida útil dos dispositivos. Sem ele, é comum aparelhos queimarem e pararem de funcionar. Entretanto, se houver interrupções de energia elétrica o estabilizador não permite que os aparelhos continuem funcionando.

Nobreak: O nobreak, assim como o estabilizador, proporciona a tensão que protege os equipamentos, mas diferentemente do outro dispositivo, o nobreak também serve como uma fonte de energia, sendo possível mexer nos aparelhos conectados a ele mesmo com ausência de força.

[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É ESTABILIZADOR?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. Também incorporam o filtro de linha e varistor, tornando-os eficientes também contra ruídos e surtos de tensão.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O NOBREAK PODE SER LIGADO EM UM ESTABILIZADOR?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Este procedimento se faz necessário somente onde a rede elétrica é muito instável e o Nobreak não consegue manter a bateria recarregada, devido as constates oscilações de rede. Para obter resultado satisfatório é necessário ligar o estabilizador antes do nobreak e o estabilizador deve ser de potência igual ou superior à do nobreak.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O NOBREAK FUNCIONA SEM ESTABILIZADOR INTERNO?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Sim, desde que utilizado um estabilizador externo (ficariam dois módulos). A não utilização do estabilizador pode causar queima da carga, pois não haverá estabilização da tensão de entrada.[/su_spoiler][su_spoiler title=”OS NOBREAKS POSSUEM ESTABILIZADORES INTERNOS?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Existem modelos que possuem outros não. Os modelos que possuem estabilizador interno, mantém a tensão de saída do nobreak mais próxima da nominal.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE POSSO ALIMENTAR COM O NOBREAK?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Esse equipamento é ideal para diversos ambientes, como residências, em microcomputadores, impressoras, Scanners, vídeo games, aparelhos de som e televisores. É uma proteção muito útil no setor industrial, em data centers, servidores de rede, sistemas de segurança e automações comerciais. Os equipamentos hospitalares, que também precisam de energia 24 horas por dia, se beneficiam do nobreak.[/su_spoiler][/su_accordion]

REDE ELÉTRICA

[su_accordion][su_spoiler title=”O QUE É TENSÃO BIVOLT?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É quando a entrada de um estabilizador ou nobreak permita o uso de duas tensões e a tomada de saída permanece fixa em somente uma tensão.
Exemplo: 115V/220V na entrada e 115V na saída.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”O QUE É DISTORÇÃO HARMÔNICA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

É uma deformação da senoide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenoides e geradores, principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência.

Este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do computador, travando-o.
Soluções
• Filtro de linha: não corrige o problema.
• Estabilizador de tensão: não corrige o problema.
• Nobreak: somente os nobreaks do tipo on line senoidal corrigem o problema.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”O QUE É FORMA DE ONDA DE SAÍDA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É a representação gráfica que descreve como variam os valores de tensão ao longo do tempo, obtida na saída do nobreak.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É MONOVOLT?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É quando a entrada e a saída de um estabilizador ou nobreak seja de uma única tensão.
Exemplo: 115V na entrada e 115V na saída.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É AUTOTRANSFORMADOR?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É um componente elevador ou rebaixador de tensão cuja derivação de tensão está toda no mesmo enrolamento. Na utilização em nobreaks a carga (micros e impressoras) tem contato físico com a rede elétrica.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É REDE ELÉTRICA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É o sistema onde ligamos o cabo de força, ou cabo AC, do nobreak.
[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É RUÍDO DE LINHA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]São ruídos de alta-frequência provocados pela conexão de equipamentos como motores, ar-condicionados, fontes chaveadas, etc, à rede elétrica.
Dependendo da magnitude, provocam por exemplo, o efeito de chuviscamento na tela de televisores e monitores. [/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É TRANSFORMADOR ISOLADOR?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É um componente elevador ou rebaixador de tensão que possui isolação galvânica, ou seja o primário do transformador é totalmente isolado do secundário, onde a carga é ligada e não tem contato físico com a rede elétrica.

Nesse tipo de transformador temos maior eficiência na proteção da carga contra descargas atmosféricas (raio) e é indicado para cargas críticas que necessitam de proteção mais eficiente.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É EFEITO FLICKER?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Interrupções muito curtas no fornecimento da energia elétrica, com duração da ordem de milésimos de segundos e que quase sempre são imperceptíveis ao usuário. Provocam frequentemente perda de dados em arquivos de computadores ou travamento de sistemas.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É FREQUÊNCIA DE REDE?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Frequência é o número de vezes que um determinado evento se repete dentro de um intervalo de tempo.

A frequência de rede é um dos parâmetros que define um regime de alimentação AC.  É um valor que representa o número de ciclos por segundo.

No Brasil o valor padrão é de 60Hz. Isso significa que a tensão da rede repete o seu ciclo 60 vezes a cada um segundo.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É FUSÍVEL?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É um componente que fica entre a fase de entrada (rede elétrica) e o circuito do nobreak (circuito série). É responsável pela proteção contra sobre corrente ou curto circuito no nobreak.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É SUBTENSÃO E SOBRETENSÃO?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]A subtensão acontece quando a concessionária de fornecimento de energia local, por algum problema em seu sistema, esteja fornecendo uma energia ABAIXO dos limites padrões estabelecidos para a região. Exemplo: A tensão da região é 115V e na medição esteja chegando abaixo deste valor, como 100V, 90V etc.

 

A sobretensão acontece quando a concessionária de fornecimento de energia local, por algum problema em seu sistema, esteja fornecendo uma energia ACIMA dos limites padrões estabelecidos para a região. Exemplo: A tensão da região é 115V e na medição esteja chegando acima deste valor, como 130V, 140V etc.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É UM APAGÃO OU BLECAUTE?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Falta de energia elétrica provinda de problemas com a concessionária local.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É UM SISTEMA DE REDE BIFÁSICO?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]É um sistema composto por duas FASES e terra. Os nobreaks podem ser alimentados com esse sistema desde que a tensão entre FASE e FASE seja 220 V. Nesse sistema não há NEUTRO.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É UM SISTEMA DE REDE MONOFÁSICO?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””] Monofásico é um circuito que é constituído apenas de uma fase elétrica e um neutro, devendo também possuir um condutor de potencialização chamado de “terra”. Para ser usado na alimentação de nobreak pode ser 120 V ou 220 V.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE É FILTRO DE LINHA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Os filtros de linha, também chamados popularmente de “réguas”, são dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados.

 

Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros.[/su_spoiler][su_spoiler title=”O QUE SÃO PROTETORES?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Protetores condicionam a rede elétrica, eliminando ou reduzindo ruídos, surtos de tensão e picos rápidos de tensão ou interferências eletromagnéticas (EMI) e rádio frequência (RFI). Também oferece a comodidade de transformar automaticamente a tensão de 220V para 115V.[/su_spoiler][su_spoiler title=”COMO SABER A TENSÃO DA REDE ELÉTRICA?” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Podemos saber de modo superficial, conhecendo a instalação elétrica do imóvel(casa ou estabelecimento comercial), ou utilizando aparelho apropriado para medir, neste caso um voltímetro, caso necessite solicite ajuda de um profissional eletricista.[/su_spoiler][/su_accordion]

WhatsApp chat